Ás vezes nós não terminamos um relacionamento, não nos distanciamos de uma amizade, não dizemos o que estamos pensando ou não perseguimos os nossos sonhos por puro medo do que pode acontecer em seguida. Mas, do que realmente temos medo? Da solidão? Da perda? Do fracasso? Do desconhecido? Vivemos em busca de uma vida perfeita, é verdade, mas nos esquecemos, também, que o que importa mesmo é ser feliz e não ficar buscando obsessivamente ações assertivas e ideais (que às vezes nem são seus).

Então, qual é o sentido da vida? O que é preciso para ser feliz?

Todo mundo faz essas perguntas pelo menos uma vez na vida. Seja rico ou pobre, você sempre irá se deparar com situações difíceis e encruzilhadas. O que fazer? O que fazer quando você está em um relacionamento ruim, falido? Quando você não está satisfeito ou feliz com o que tem? Quando você sabe que poderia estar fazendo mais por si mesmo? Quando você não sabe mais se o que você sente é verdadeiro? Quando as brigas já se tornaram rotina? Quando suas amizades não são verdadeiras? Quando seus sonhos parecem impossíveis? Quando suas escolhas, que você fez no passado, parecem ter sido um erro?

Vá embora. Isso mesmo, vá embora.

Não fique em um relacionamento só porque vocês "já passaram muito tempo juntos". Não permaneça em um relacionamento só porque você tem medo da solidão, de ficar sozinho para o resto da vida. Não invista em um relacionamento se você não tem certeza do que sente. Não cultive uma amizade ou uma relação que não te traz nenhum bem. Não lute por um emprego que não te valoriza ou que não te paga bem. Não fique em um trabalho se você não está feliz ou satisfeito com o que faz. Não faça mais do mesmo se você sabe que há muito potencial guardado dentro de você.

Vá embora. Vire a página. Saia dessa encruzilhada e escolha outro caminho. Não deixe a vida passar, e, principalmente, não tenha medo.

Não tenha medo de encarar o desconhecido. Não tenha medo de mudar, de arriscar, de tentar. Às vezes, quando estamos passando por uma situação difícil ou quando estamos com dúvidas, tudo o que precisamos é de um pouco de perspectiva - porque só assim poderemos olhar para aquela situação de um outro ângulo. Ir embora não significa que você está desistindo, que você é um fracassado, que você é fraco. Ir embora só significa que você foi forte o suficiente para se dar uma chance. Uma chance de deixar o tempo mostrar, dizer e esclarecer as coisas. Uma chance de recomeçar. Uma chance de você ser feliz de novo.

E não crie desculpas para não ir embora. Se o seu amor for mesmo verdadeiro, você acabará descobrindo e, consequentemente, tudo acabará dando certo. Se as suas amizades forem mesmo verdadeiras, você irá parar de ouvir "que saudades, vamos marcar algo" para ouvir "escutei essa música e lembrei de você/vi isso e lembrei de você", "estou livre hoje, passo na sua casa mais tarde" e "peguei férias e estou indo te ver". Pare de se agarrar em sentimentos vazios. Busque algo completo, reconfortante, incrível. Não se contente com migalhas. Você pode ser substituível para muitas coisas e pessoas, mas com certeza é insubstituível para outras - você só precisa aprender a enxergar quem é quem. Essa história de "eu não vivo sem isso, não vivo sem aquilo, não vivo sem fulano" é balela. O tempo passa e acaba curando tudo - só é preciso ter um pouco de paciência.

Então, quando tudo estiver dando errado, quando você não souber mais quem você é, quando você estiver triste e deprimido, quando você estiver com dúvidas... vá embora. Saia de cena. Simplesmente vá. Nunca é tarde para recomeçar. Vá embora do seu quarto, da sua sala com uma TV gigante, da casa dos seus pais, da casa do seu namorado/marido, da sua cidade, do seu estado, do seu país. Quando você sentir que as coisas não estão dando certo de uma forma, mude. Tente de outra -  porque só assim você terá novas perceptivas, e, reenergizado, saberá se valerá a pena ou não voltar.

Categoria:

QUEM ESCREVEU?

Iule Karalkovas
30 anos. Tem um gato chamado Alycia. Sonhadora, poeta, crítica. Ama escrever. Começou o VIDA E ÓCIO em 2012 e até hoje mantém postagens não tão regulares.

LEIA TAMBÉM!